Loader

Polaroid | A evolução da fotografia

Polaroid | A evolução da fotografia

Polaroid | A evolução da fotografia

Com um processo demorado e complexo, uma fotografia costumava ser um método que exigia dias para ser finalizada. Mas, em 1948, Edwin H. Land lançou o que viria a ser o precursor da fotografia digital, a câmera instantânea Polaroid. Land sempre foi fascinado pela luz, e teve como centro de seus estudos a polarização. Desde o início dos anos 1930 ele trabalhava em polarizadores, e após a guerra, depois de diversos outros inventos, Land começou a trabalhar na criação de um filme instantâneo.

Tudo começou com a inspiração do seu maior amor, sua filha, que em 1943, após posar para um retrato, perguntou por que não podia ver a foto imediatamente. Para isso, era necessário um novo tipo de câmera e filme, que fossem capazes de comprimir a sala escura de revelação dentro de uma unidade. Após algumas tentativas, a Polaroid foi capaz de fotografar e revelar uma imagem em apenas 60 segundos pela primeira vez, assim em 1948, a Model 95, primeira câmera Polaroid comercializada, foi colocada à venda: o sucesso foi tão instantâneo quanto as fotos que tirava.

A Polaroid em sua versão colorida chegou ao mercado em 1950. Para se ter uma ideia do sucesso, em 1978 a empresa empregava 21 mil pessoas e chegou a faturar bilhões de dólares. Porém, sem antecipar o mercado de câmeras digitais e se preparar para tal revolução, em 2001 a empresa entrou com uma declaração de falência. Na década seguinte o espólio da empresa foi vendido a um investidor polonês, e em 2019 os produtos Polaroid, incluindo câmeras e filmes, voltaram à venda.

O fato é um só, todos queremos eternizar os momentos e reviver através da fotografia tempos e pessoas que tanto fazem diferença. Atualmente, além das fotos pessoais, contar com registros profissionais, traduzem de forma clara a qualidade de produtos e ambientes. A Perphoto Fotografia Profissional é especializada em fotografar produtos e conta com uma estrutura totalmente voltada a atender a sua demanda de forma efetiva e assertiva, seja em ambientes internos ou externos.